terça-feira, 12 de outubro de 2010

Buenos Aires

Na quarta- feira, dia 06/10 tinha uma viagem marcada rumo Buenos Aires. Meu dia foi tão corrido, tanta loucura que quando cheguei ao aeroporto, percebi que estava sem o documento. Meu Deus que desespero, não acreditava que aquilo estava acontecendo, mas era isso mesmo teria que remarcar meu vôo. Deu-me uma vontade de desisti, mas depois de alguns minutos já estava mais calma e pensando que não poderia perder aquele curso.

Na quinta- feira, lá estava eu novamente esperando para embarcar e dessa vez deu certo.
Perdi a abertura do curso, mas aproveitei os outros dias. Adorei, valeu muito a pena o curso contribuiu muito, para algumas reflexões.



ENCUENTRO INTERNACIONAL - “El enfoque de Reggio Emilia en la educación: experiencias en diálogo”

Agora, quando Deus permitir quero ir à cidade de Reggio Emilia na Itália, para conhecer o trabalho mais de perto.


Um pouco de Reggio:

A proposta pedagógica das escolas da infância de Reggio consiste em criar constantemente uma rede de comunicação e paz. Os diálogos desenvolvidos entre criança-criança, criança-professor e entre professores são essenciais e diferem enormemente dos espaços onde todos falam e ninguém ouve. Em Reggioprojetos, relatórios e diários.
Como a preocupação fundamental é a unidade entre educação e cultura, as crianças e a escola têm contato estreito com toda forma de representação da cultura: teatro, cinema, shows, concertos, exposições, etc. As atividades culturais da cidade e do país são veiculadas em forma de cartazes que, harmoniosamente, são afixados nos murais da escola. A escola, por sua vez, está representada na sociedade pelos desenhos das crianças, que ilustram: folders de hotéis, lojas, a lista telefônica, bem como a possibilidade de decorar lojas da cidade com “obras infantis”, num intenso movimento de diálogo e participação escola-sociedade.
Diferente de muitos trabalhos dos quais temos conhecimento, as crianças nas escolas de Reggio se comportam como protagonistas nos projetos desenvolvidos; ela não são “atores” nos trabalhos desenvolvidos, mas sim autores. A criança, em Reggio, é vista como competente forte e rica – uma criança produtora e não apenas usuária de cultura. Essa postura ratifica a idéia de educação da infância e não educação pela infância, porque não é o adulto que faz para a criança. Ele é o mediador dos desejos e das necessidades das crianças.
A ambientação e o espaço físico são planejados para facilitar o diálogo e a comunicação entre os vários ambientes.

Enfim... Tudo muito bacana



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