sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Post da Karine me Rendeu um outro post

Bom Para entender melhor o meu post, talvez seja necessário uma visita no blog da Karine rsrsrs!
http://karineleopoldo.blogspot.com/2011/04/escola-e-para-estudar-ou-para-brincar.html

Após a leitura do post da Ká, resolvi fazer um comentário lá no blog dela e o comentário ficou tão extenso que pensei sobre a possibilidade de publicá-lo aqui.

Querida! (Karine)Tudo bem?



É claro que não posso deixar de comentar esse post.


Entendo a preocupação desta educadora, já que realmente as escolas estão escolarizando demais as crianças muito pequenas.
http://www.revistapaisefilhos.com.br/colunistas/13/christina-de-luca

Veja bem, a alfabetização de fato é uma consequencia de muitas outras coisas, inclusive das brincadeiras.


Quando vc diz: É claro que pintura com tinta, molde com massinha, contação de histórias, teatro, música, tudo isso é muito válido.


Quero ressaltar que, isso não é brincadeira por si só. Por exemplo, uma criança que não tem procedimentos para sentar-se, segurar um pincel, aprender a não sujar-se com tinta entre outras coisas, certamente não saberá se sentar para fazer suas produções de textos, organizar seus materiais e etc. Ou seja, a pintura antecede procedimentos necessários. Contação de histórias tbm não é brincadeira por si, mas influencia as crianças no futuro comportamento leitor. Enfim.
As brincadeiras são muito importantes na Educação Infantil  são nestes momentos que as crianças aprendem a lidar com conflitos e frustrações de por exemplo, perder para um amigo na brincadeira.
Ká tudo que estou querendo dizer é,  para que aprender a ler escrever cedo, quando tantas outras coisas são importantes para esta faixa etária.

Brincar fica por conta dos pais que na maioria das vezes não tem tempo para seus filhos e acha que a escola tem obrigação de fazer o papel deles.


Ah! Querida, quem dera isso fosse uma realidade, os pais não brincam mais com seus filhos. Na realidade do lugar onde trabalho, as crianças moram em apartamentos, não brincam e quando não estão na escola estão no vídeo -game. E ai onde fica a brincadeira? Na escola de fato.
Antigamente, brincávamos na rua de pega-pega, pique bandeira, queimada e outras tantas e agora será que o Rafinha terá a oportunidade de fazer estas brincadeiras na rua? Certamente não por questão de segurança e muito provavelmente ele fará estas brincadeiras na escola, que bom, que ao menos lá ele terá a oportunidade de se aproximar da nossa cultura não é?
Ká sabe o que penso? Que preciso brincar muito com meus alunos, ensinar por meio das brincadeiras, preciso ver as carinhas de felizes deles nas horas que estão comigo, preciso garantir isso, mesmo sabendo que eles vão chegar em casa e apenas jogar, ver tv e dormir, mas não importa, como são as famílias, mas  o que eu tenho feito de diferente na vida deles.´E claro que se a família participasse seria muito , mas muito melhor.
Amiga é isso espero não ter te incomodado com meu comentário mas precisava falar, até porque sei que muitas mães te seguem, e podemos começar aqui uma boa reflexão o que acha?
Bom é isso? Vamos dar as crianças o que é das crianças...


bjs


Além deste comentário, quero ressaltar a minha admiração por esta mãe(Karine) que dedica seu tempo corrido para ler uma matéria sobre educação, que discuti com tantas outras blogeiras sobre o futuro de seus filhos e sobre a atual educação.
Quando o meu filho chegar quero ser assim: Ter tempo para limpar casa, lavar roupa, ser uma boa esposa, boa profissional e principalmente um ótima mãe.
Amiga eu não tenho dúvida, o Rafinha será um homem do bem.
bjs

 


13 de abril de 2011 19:47



3 comentários:

Clau disse...

E eu quero ser uma mãe como a ka e q meu filho tenha professores como a Taty rsss
bjooo

Tatiane Carolino disse...

Clau adorei seu comentário! rsrsrs

Karine e Rafinha! disse...

Oi Tati..imagine flor, como eu disse vc tem mais propriedade pra falar do assunto que eu...acho que é pq. eu tava chateada mesmo...kkkk....obrigada pelas palavras e saiba que como pedagoga vc será uma mãe ainda mais maravilhosa que eu, pois conhecerá os dois lados..pode publicar meus posts quando quiser isso incentiva às opniões mesmo....e Clau...vê então se tem logo esse baby...rsss.....bjs meninas...